Realidade Virtual: cada vez mais presente e surpreendente!

 

Hoje em dia o acesso a realidade virtual é muito simples, basicamente requer que o usuário tenha um aparelho celular compatível e um óculos. Vamos conferir como tudo começou!

A realidade virtual teve partida nos anos 50 com a Força Aérea americana que construiu simuladores de voo, mas ainda longe de ser encarado como realidade virtual. Ainda nos anos 50 foi criado o primeiro simulador de realidade virtual, ainda chamado de “realismo artificial” que era uma cabine com filmes em 3D, som estéreo, vibrações mecânicas, aromas e ar movimentado por ventiladores, conhecido como Sensorama.

 

Alguns anos depois foi criado o primeiro gadget com visualização de imagens virtuais geradas por computador, combinado ao sistema movimentação estereoscópica. O chamado “The Ultimate Display” foi a primeira experiência entre a realidade e o mundo virtual 3D. Com o tempo essa tecnologia foi aprimorada e muitas instituições começaram a usá-lo como a NASA.

 

A realidade virtual como conhecemos hoje só teve seu nome e futuro consolidados por causa de Jaron Lanier. Ele foi um dos precursores da realidade virtual e um dos maiores conhecedores dessa tecnologia, construindo produtos desde o início dos anos 80.

 

 

Hoje em dia existem vários tipos de realidade virtual que se diferenciam conforme o nível de imersão e interação com o usuário, as mais utilizadas atualmente são:

Simulação: que faz com que o usuário se sinta completamente imerso no mundo virtual escolhido através de óculos especiais, fones e outros equipamentos de acordo com a experiência escolhida.

 

Realidade Aumentada: o usuário está fora do mundo virtual, mas interage e se comunica com personagens ou objetos virtuais dentro de seu próprio ambiente.

 

A Techno Motion domina as opções citadas acima, oferece amplas soluções em realidade virtual e ainda a criação de filmes 360. Traga sua empresa ou evento para o futuro!