Realidade Aumentada: O que é e como funciona.

A Realidade Aumentada ou (A.R), trata-se da tecnologia que concede a interação entre Homem e Máquina (I.H.M). É a tecnologia capaz de reproduzir ações entre o mundo real e o virtual. Seus componentes são aperfeiçoados com o uso do computador e inseridos no mundo real,  a fim de tornar o mundo virtual muito mais convidativo e inovador.

Hoje, podemos afirmar que grande parte da população possui algum aparelho como celular ou tablet que pode ser conectado a esse tipo de tecnologia. Assim, começamos a fazer parte da revolução tecnológica, graças a grande expansão e as formas que estão sendo exploradas as oportunidades desse mercado.

A inovação para este tipo de interação e tecnologia, é um desafio para o homem desde o princípio da informática. A princípio, as máquinas eram operadas através de painéis, sem nenhum tipo de auxílio ou informação relacionados a interface de um display. Em seguida, vieram os monitores que aumentaram a experiência dos usuários fortificando o uso de sistemas.

Como origem de criação da realidade aumentada (A.R), podemos dizer que o processo utilizado no desenvolvimento dessa tecnologia foram códigos de barras. Portanto, quando esses códigos de barras começaram a apresentar problemas em cumprir sua função de disponibilizar os dados necessários de determinado produto, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que a princípio permitiram um armazenamento muito maior se comparado aos códigos de barras comuns.

Como funciona a realidade aumentada no celular

O avanço da tecnologia futurista

A Realidade Aumentada foi vista como inovação e elevou seu nível quando então, Ivan Sutherland,  engenheiro elétrico americano, desenvolveu o primeiro dispositivo que seria considerado como inovador e futurista demais na época.

Ele lançou o dispositivo HMD (Head Mounted Display) em 1968, utilizando do sistema que é considerado até hoje como marco inicial da realidade aumentada. As tentativas anteriores para explorar essa tecnologia, não tiveram tanto sucesso, mas, fez parte do processo de evolução e de uso da Realidade Aumentada.

O design em formato de capacete, utilizava lentes 3D e sensores que chamavam muita atenção. E por conta do peso do dispositivo, seu criador o deixou preso no teto do laboratório Sutherland, a fim de minimizar essa questão, digamos, negativa. Na época o seu sistema não possuía imagens de grande qualidade, pois a princípio as imagens eram constituídas apenas por wireframes.

O uso do código de barras em duas dimensões (QR code), também é considerado como ponto de origem dessa tecnologia. Portanto, diversos tipos de dispositivos eletrônicos podem utilizar a Realidade Aumentada independente do seu design e função. Empresas confiam que é possível explorar ainda mais opções com esse tipo de tecnologia. Essa tecnologia está em plena ascensão, e não tem como discordar desta consideração não é mesmo !?

Para quem algum dia  duvidou da interação entre os objetos reais e objetos virtuais, essa é mais uma prova que vivemos em dias futuristas, e por isso, diversas empresas se mantém empenhadas em conceder novas experiências na área, criando e desenvolvendo dispositivos que possam desdobrar o potencial que, mundialmente falando, temos na mão com essa revolução digital que vivemos.

Como utilizar o QR Code

A variedade de aplicações na Realidade Aumentada

Estamos em um tempo onde tudo parece futurista, e isso se deve a experiências realizadas com inovações e aplicações dessa tecnologia. Hoje há diversas ferramentas que possibilitam uma interação mais do que real, entre humano e máquina, entre a realidade e o virtual. Dispositivos na área da saúde, educação e aviação por exemplo, são áreas pioneiras que se conectam até hoje com a tecnologia (A.R).

A Realidade Aumentada consiste no uso de 3 itens essenciais para se fazer possível; um objeto real que permita a interpretação e criação do objeto virtual; uma câmera ou dispositivo para transmitir a imagem do objeto real e um software para para interpretar a transmissão de sinal vinda do dispositivo. Aliás, aqui na Techno Motion, já utilizamos  desses itens há um bom tempo, estruturando os melhores projetos de realidade aumentada para você e seu negócio. Conheça alguns dos nossos produtos de realidade aumentada e virtual.

Por isso, a tecnologia de realidade aumentada proporciona ao seu usuário continuar vendo e vivendo o mundo real, com diversos elementos virtuais inseridos nele. Por exemplo, ao olhar para o motor de um caminhão e conseguir ver o motor trabalhando, sem deixar de ver o veículo real. Isso é fantástico, e a cada lançamento nesse mercado, seu nível aumenta de patamar.

Vou citar aqui alguns exemplos de empresas diversas que já utilizaram ou utilizam dessa tecnologia em sua estrutura, e em seus processos.

Google, Chevrolet, Mitsubishi, C&A, Sesc, Globo, e outras mais.

Com isso, podemos perceber que a realidade aumentada (A.R) de fato é bem flexível quando falamos dos diversos ramos de mercados existentes. Podemos dizer que a realidade aumentada cabe em todos os tipos de mercado, basta saber usá-la a favor e tirar os proveitos dessa inovação.

 

Realidade Aumentada

Apps que utilizam realidade aumentada.

Pokémon Go: O jogo que democratizou a Realidade Aumentada 

O lançamento deste app foi em julho de 2016, foi o maior sucesso ao redor do mundo. O App disponível para sistemas  Android e IOS,  permite que o jogador se torne um treinador de pokémons. A ideia era fazer com que a pessoa saia à procura de novos bichinhos para treinar, e evoluí-los de acordo com sua jogabilidade.

Realidade aumentada do jogo pokèmon go
Aplicativo Pokèmon Go

Google Maps – Live View: Interação com o mapa em Realidade Aumentada

O app do Maps já conta com o item chamado Live View, que permite ao usuário ver toda a rota desejada em realidade aumentada. Basta acessar o Google Maps por dispositivos Android ou IOS, escolher um trajeto e clicar em Live View. Com a câmera ligada será possível ver a rota, o destino final e indicadores de onde e como seguir em seu percurso.

Aplicativo para mapa
Utilização de Realidade Aumentada em App de mapas.

INKHUNTER: A Realidade Aumentada ajudando na tomada de decisões

Pra quem gosta de inovação e tatuagem, esse é um prato cheio. App que consegue mostrar para seu usuário como ficaria X tatuagem em sua pele. Basta escolher o local que você quer fazer a tatuagem, apontar a câmera do celular e pronto. Lá estará a amostra de como ficaria na pele a tatuagem real.

Com todas essas possibilidades fica a pergunta, e aí? Já está utilizando a realidade aumentada de alguma forma?
Conta pra gente nos comentários…

Gostou? Compartilhe:
Veja outros posts:
OUTROS POSTS

Siga nosso Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Fique por dentro das novas tendências de tecnologia que só a Techno Motion traz para você e aproveite para conhecer o nosso blog
Copyright 2020 © Techno Motion – www.technomotion.com.br – contato@technomotion.com.br
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.