Tecnologia criativa: Tudo que você precisa saber para utilizar a internet da melhor maneira!

A tecnologia criativa é um jeito de usar o conhecimento profundo dos recursos tecnológicos disponíveis em benefícios de criar ideias que possibilitam a  criação de projetos maiores em curto prazo, custo e mais acessível para pessoas.

pessoas usando celulares com uma parede verde no fundo

Eu queria te fazer uma pergunta:

Atualmente, você já pensou em como a tecnologia está presente em nossas rotina?

Em nosso dia a dia, nos deparamos com aparelhos movidos a internet, wi-fi inseridos em carros, empresas criadas na web, comércio de utensílios online. Incrível né?

E vamos ser sinceros, a maior prova disso é que sentimos a necessidade de levar um dispositivo conectado na internet, cujo nome é celular, para qualquer canto. Embora esse aparelho nos de muitas informações todo dia.

Ou seja, não é de se negar que passamos 24 horas conectados na internet.

Portanto, nesse artigo, você vai conhecer melhor o que é tecnologia criativa e como esse conceito possibilita vários benefícios para quem a utiliza.

Boa leitura!

O que é Tecnologia Criativa?

conceito de tecnologia criativa atraves de uma mulher usando o notebook

Podemos dizer que a Tecnologia Criativa trata-se de um termo muito utilizado nos diversos ramos de tecnologia e comunicação, tendo como origem agências de publicidade.

Porém, hoje é um conceito já utilizado por diversas outras áreas no mercado.

Esse conceito, ganhou força quando seus olhos foram voltados para a criação e desenvolvimento de produtos e serviços de fácil acesso e que estejam conectados na rotina das pessoas. 

Com foco em conceder uma nova cara para os processos de criação de novas ferramentas, sistemas e serviços da tecnologia. há também o intuito de otimizar prazos de entrega e projetos reduzindo os custos.

Ou seja, tornar um recurso mais acessível para o maior número de pessoas possível constantemente. 

No mundo dessa invenção digital, se espera e se vê muito da inovação de ferramentas voltadas para facilitação da sociedade em geral, e hoje já é possível encontrar diversos produtos nessa linha.

Então, potenciais empresas na atualidade, já competem entre si na criação e lançamento de produtos que sirvam para agregar ou solucionar problemas casuais ou digamos rotineiros, como por exemplo,

  • Uber
  • 99
  • Ifood
  • Rappi

Isto é, considerados de alguma forma os aplicativos facilitadores.

Hoje em dia, muitos empresários ou organizações acabam obtendo resultados desastrosos em lançamentos de produtos tecnológicos.

 Acima de tudo, perguntas padrões como estas ainda devem ser feitas e respondidas no início do processo e não descartadas. Veja:

“-  Mas em casos assim, será que é feito o estudo de mercado correto?”

 “- As ferramentas para esse ramo ou produto, foram utilizadas corretamente?” 

Portanto,  o uso da tecnologia criativa terá o importante papel de otimizar todo esse processo.

O Poder da Tecnologia Criativa

pessoas segurando simbolos de aplicativos simbolizando a tecnologia criativa

 

É fato que, muitos profissionais não estão preparados para a grandeza e complexidade que pode ser encarada na aplicação da tecnologia criativa.

É necessário nesse momento que os profissionais da área estejam totalmente atualizados sobre as diversas ferramentas e suas opções de uso, para chegar a frente na criação de produtos.

Atualmente, grandes empresas seguem dando preferência para profissionais que além das experiências de formação e nas práticas recém ultrapassadas, exigem que haja uma mescla no conhecimento,

tanto em processos e ferramentas mais antigas, como em novidades e atualizações na tecnologia, para que a inovação e criação de produtos seja constante e atual.

Ou seja, aumentando as chances de criar um produto ou serviço de muita qualidade e acessível para todos.

O avanço da Tecnologia nos últimos anos

Já existem diversos produtos e serviços que deixam claro que a tecnologia criativa foi fundamental para sua construção e inserção no mercado.

mercado esse que além de se tornar cada dia mais poderoso, tem ainda como promessa a otimização de variados tipos de produtos e que estejam todos conectados entre si, como:

  • Aplicativos mobile e web;
  • Lojas virtuais;
  • Painéis inteligentes;
  • Totens de interação;
  • Hotsites promocionais;
  • Eletrônica e muito mais….

Considerada um avanço de mega proporção, a tecnologia criativa foi o principal fator e impulsor do uso interligado da tecnologia, negócios e criatividade.

Permitindo então, uma melhor elaboração de relatórios, dados e resultados em experiências, mais complexos e detalhados.

Resumindo, a inovação é a palavra chave para a abertura de possibilidades nessa área.

Tecnologia criativa aplicada nos negócios

mesa de trabalho com muitos notebooks utilizando o conceito de tecnologia criativa

Com tantas novidades surgindo no mercado e mais investidores dessa realidade buscando se satisfazer com alguma vontade, a disputa acabou se apertando na busca por um lugar ao “sol” no mundo dos negócios.

Neste momento, dado a quantidade de ferramentas digitais disponíveis no mercado, pode-se observar que o custo dessas ferramentas caíram bruscamente em alguns casos.

Então, o mercado começou a ganhar pequenas novas empresas e empresários, sendo inseridos nessa realidade, inclusive podendo competir com grandes organizações. 

Nos dias atuais, a nova geração se vê praticamente inserida no mundo digital, realizando compras, trabalhos, pesquisas…

Como resultado,  a inovação com essa tecnologia está incluída e conectada a quase todos os tipos de produtos e serviços disponíveis hoje no mercado.

Portanto, essa era, com o acesso a ferramentas digitais e tecnológicas modernas, está mais preparada em progredir na comunicação e aplicação dessa tecnologia.

Hoje, pequenas empresas dão start em novos projetos e produtos, utilizando de números, dados e experiências recém construídas. Aproveitando também os benefícios e funções que são atribuídas ao uso da Tecnologia Criativa.

As Startups lideram o ranking de pequenas empresas que se lançam cada vez mais, trazendo soluções diversas através do uso combinado de ferramentas digitais.

Confiante em todos esses aspectos, as pequenas e grandes empresas visam sanar problemas de ponta, inclusive os estragos financeiros que a pandemia causou, danos talvez irreparáveis em setores da indústria. 

Conclusão

Bom, gostaria de te agradecer por ter ficado até aqui com a gente. Espero que esse conteúdo, de alguma maneira, tenha te ajudado a entender melhor como funciona esse conceito que está crescendo atualmente.

Não deixe de ver também, os diversos posts que estão aqui no nosso blog, oferecendo para você, conteúdos sobre tecnologia de uma forma interativa e dinâmica.

Caso tenha ficado alguma dúvida, mande para a gente o seu feedback, responderemos a sua pergunta rapidamente.

E por fim, muito obrigado pela sua atenção e até mais!

Gostou? Compartilhe:
Veja outros posts:
Fique por dentro das novas tendências de tecnologia que só a Techno Motion traz para você e aproveite para conhecer o nosso blog
Copyright 2020 © Techno Motion – www.technomotion.com.br – contato@technomotion.com.br
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.