A história da Tesla: Tudo sobre a marca de carros mais famosa dos últimos anos!

Carro

Não é a toa dizer que, de uns tempos para cá, o mundo automobilístico vem tendo uma evolução notável, tanto no quesito expansão do mercado, quanto na tecnologia de seus aparelhos.

Devido a isso, no começo dos anos 2000, já se falavam dos primeiros carros elétricos e como, quando e onde iriam surgir as tais invenções para o novo século que estava se iniciando.

Hoje, vamos falar de uma das montadoras de veículos mais conhecidas e renomadas no mercado global. Vamos falar da Tesla e sua produção de carros 100% elétricos.

Então, liguem os motores, apertem os cintos e boa leitura!

Origem da Tesla

dois homens apoiados em um carro
Os dois primeiros fundadores que deram origem a montadora Tesla (Fonte: Tecmundo)

Primeiramente, você sabia que não foi Elon Musk que fundou a Tesla? Na verdade, a marca surgiu bem antes do sucesso do empresário.

No começo do ano de 2003, Nascia em Palo Alto, na Califórnia, a Tesla Motors, dos criadores Martin Eberhard e Marc Tarpenning, dois colegas universitários.

O nome é uma homenagem sincera para Nicola Tesla, visionário em conceitos envolvendo corrente elétrica e fornecimento de energia, mas que não recebeu o devido reconhecimento na época.

O objetivo inicial da equipe ainda não era a utilização de eletricidade como combustível. Na verdade, poderiam ser até energias alternativas, desde gás natural até hidrogênio.

Definido a fonte, agora era de escolher o público-alvo da marca. O sucesso também teria que vir dos estilos e design dos carros. Uma tarefa e tanto, mas que tinha tudo para dar certo em pouco tempo.

No entanto, a Tesla veio em uma crescente negativa em suas performances. Os carros começaram a apresentar dificuldades na produção de baterias de longa duração até a pressão do resto do mercado.

Quando o sucesso da Tesla alavancou?

Uma das marcas mais influenciadoras do mundo já teve os seus grandes dias de derrota. Até que, em 2003, um homem de 31 anos decidiu investir na empresa, acho que você sabe de quem estou falando né?

Ele mesmo, o renomado Elon Musk!

E foi dele o primeiro financiamento da Tesla, com 7,5 milhões de dólares investidos em 2004, ele vira então presidente do conselho.

Porém, não pense que Musk já chegou mandando em tudo. Muito pelo contrário, apesar de já ser respeitado no ramo da tecnologia ainda naquela época, ele era mais visto como um visionário cheio de grana.

Marc Tarpenning. chegou até dizer que, no começo, Musk não tinha como participar das operações diárias, mas era de longe o que mais dava palpites no design do primeiro carro, Tesla Roadster, 2008.

homem dirigindo um carro da tesla em uma avenida
Tesla Roadster em seu ano de lançamento, 2008. (Fonte: Ultimatecarparge.com)

O objetivo principal naquela época, segue sendo o mesmo mastro que o empreendedor e sua equipe consolida há anos: Mostrar para o mundo que é bem possível produzir carros totalmente elétricos.

A primeira conquista: Tesla Roadster

Em meados do ano de 2008, lançava o primeiro e exclusivo modelo que trocava o combustível vindo do petróleo, para um sistema que produzia energia elétrica para a locomoção do veículo. Lançava então, o Tesla Roadster!

O Roadster, um carro esportivo, fazia até 350 km em uma carga e vai de 0 a 100 km/h em pouco menos de 4 segundos. Mas com tantos benefícios, o Tesla também trouxe algumas críticas dos fãs, devido a produção limitada do carro.

Além do fato de que, no ano de lançamento do modelo, a revista Top Gear foi bem duro nas críticas sobre o carro. Isso só alavancou o receio de várias pessoas analisando se o Roadster era bom ou não.

Para inverter o papel já escrito pelos fãs e revistas automobilísticas (que a primeira vista, não foram nem um pouco convincentes) a Tesla, um ano antes, contratou o israelense Ze’ev Drori para ser o CEO da marca e finalmente tirar o projeto do esboço.

E não é que ele conseguiu mesmo? A produção dos carros foi iniciada em Março de 2008 e os primeiros modelos são entregues em Setembro.

O segundo modelo: Model S

carro preto da tesla

Em 2012,  a Tesla lançou a sua nova frota de carros, o Model S que custaria 50 mil dólares na versão mais básica.

O Model, é o primeiro Sedan feito do zero pra ser 100% elétrico. Com design diferenciado e um porta malas na parte da frente, era um carro que saiu em várias versões, com velocidade máxima em trono de 250 km/h.

Altos e baixos

Em Outubro de 2008, Musk decidiu dispensar o israelense e se tornar o CEO geral da empresa. Automaticamente, tomou ainda mais decisões que iriam afetar o futuro da montadora.

No entanto, a crise econômica bateu forte. Ele teve que demitir um quarto de funcionários, viu o governo não ajudar a empresa em questões financeiras e sentiu o fim da Tesla chegando muito perto.

Da mesma forma, paralelamente, já tinha a Space X como um projeto inovador. Então, teve que decidir ou ajudar a Tesla e seus carros elétricos, ou salvar a Space x e seus projetos espaciais.

E não é que o cara conseguiu os dois. Impressionante né?

Quase no natal, naquele mesmo ano,  a Tesla entrou em um nível frenético de negociações. E então, ele fechou um investimento salvador de 40 milhões.

O inovador Model 3

carro tesla

Lançado em  2015, sem dúvidas esse modelo foi o que alavancou o sucesso da equipe. O sedan de luxo de quatro portas, é uma versão mais simples e acessível do Model S.

A diferença notável das duas gerações é que, o Model 3 possui um painel menos complexo e mais acessível, ao contrário da sua parceira elétrica.

O carro possui uma tela de 15 polegadas na qual deixa evidente que o piloto automático veio para ficar.

Auto pilot: A criação de carros que andam sozinhos.

Com certeza, o grande destaque da vinda da Tesla para o mundo automobilístico, foi a chegada do piloto automático nos carros elétricos.

Ele é considerado um dos grandes passos para a criação de carros independentes e usa um conjunto de câmeras e sensores ao redor do carro para facilitar o trabalho do motorista.

O que tem de mais especial nessa tecnologia, é que você pode realizar outras ações como conversar com os seus amigos que estão no carro ou simplesmente, usar o notebook enquanto o carro está dirigindo naturalmente.

Outros modelos

Ainda neste ano, 2021, teremos um lançamento do mais recente modelo da Tesla. O Cybertruck.

O Tesla Cybertruck promete quebrar objeções no mercado. Com ângulos duros e design minimalista,  a picape futurista já garantiu 1 milhão de reservas  antes mesmo do lançamento oficial do modelo.

Em média, esse novo veículo custará U$ 70 mil, que no Brasil,  é equivalente a R$ 306.680 na conversão atual.

Conclusão

E ai, gostou de conhecer melhor a história de uma das marcas mais renomadas do mundo?

Gostaria de te agradecer por ter ficado até aqui com a gente, e espero que tenha entendido melhor a grandeza da Tesla e como Elon Musk foi o diferencial para o sucesso da montadora de veículos elétricos!

Caso tenha alguma dúvida, é só nos mandar aquele feedback que responderemos o mais rápido possível.

E por fim, um abraço da equipe Techno Motion e até mais!

Gostou? Compartilhe:
Veja outros posts:
  • NEWSLETTER
Fique por dentro das novas tendências de tecnologia que só a Techno Motion traz para você e aproveite para conhecer o nosso blog
Copyright 2020 © Techno Motion – www.technomotion.com.br – contato@technomotion.com.br
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.