Tecnologia 5G: Conheça o novo jeito de usar a internet mais rápida do mundo!

tecnologia 5g

Você é do tipo de pessoa que usa muito os dados móveis do seu celular? E o que você acha do desempenho dele? É rápido como uma conexão de Wifi local? Na maioria das vezes não, né?

Mas não se preocupe porque nesse artigo, vamos te mostrar o que muito em breve pode ser a solução desse seu problema, a famosa internet de tecnologia 5G, que promete uma ultra velocidade e transferência de informações fora do comum.

E então, está preparado para descobrir o avanço da bandar larga que possivelmente, pode ser a mais rápida do mundo? Boa leitura.

O que é Tecnologia 5G?

tecnologia 5g no celular

O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018.

De uma forma bem resumida, ela é a quinta geração de internet móvel, assim como suas antecessoras, 3G, 4G e etc… A cada evolução e passagem dessas gerações, acontecem melhorias e avanços que deixam a conexão ainda melhor.

Da mesma forma, essa inovação traz como diferencial, não apenas a velocidade da internet, mas também outros aparelhos que poderão ajudar a sociedade como objetos inteligentes conectados e cidades inteligentes.

Como funciona a Tecnologia 5G?

tecnologia 5G

A tecnologia 5G usa faixas de frequência de 3,5 GHz (Gigahertz) a pelo menos 26 GHz. Como estas tem uma capacidade maior e os seus comprimentos de ondas são menores, significa que seu alcance é mais curto.

Por isso, são chamadas de “ondas milimétricas” e são bloqueados mais facilmente por objetos físicos. Mas os padrões ainda não foram definidos para todos os protocolos 5G

Assim, é provável que surjam módulos de antenas de telefonia menores, próximos ao chão, propagando as chamadas “ondas milimétricas” do 5G entre um número bem maior de transmissores e receptores. Isso vai permitir uma cobertura mais ampla

Fonte: Uol

Diferença entre Tecnologia 5G e 4G

dois computadores ligados utilizando a tecnologia da informaçao

Uma das principais diferenças que temos nessa evolução para a tecnologia 4G é a velocidade de transferência de dados juntamente com grande capacidade de suportar diversas conexões ao mesmo tempo.

Por exemplo, a internet 4G tem uma demora de cerca de 54 milissegundos para um download de 1GB e aguenta até 10 mil aparelhos por quilômetro.

Agora, especulam que a internet de 5G tem um intervalo de somente 2 milissegundos para processar até 20GB de download, cerca de 20x mais rápido que a anterior. Sem falar que sua capacidade de conexão simultânea por quilometro é de 1 milhão de dispositivos.

Além desse fator, outro ponto que incomodava as pessoas era aquela velha situação na qual você está conectado aos seus dados móveis e de repente ele fica todo lerdo, não carrega mais nada e até cai o sinal. Quantas vezes isso já aconteceu, né?

Por esse e outros motivos, a internet 5G promete acabar com essas situações que atrasam a nossa vida. Com uma conexão desse nível, podemos fazer qualquer tipo de atividade online sem ter o medo de perder o sinal e passar raiva.

Quais países já estão utilizando a Tecnologia 5G?

cidade com prédios

Cerca de 34 países já tem acesso a essa tecnologia 5G, alguns como:

Nos Estados Unidos, a empresa Verizon passou a oferecer os serviços na cidade de Chicago e Minneapolis em Abril de 2019. A Sprint também oferece a tecnologia atualmente.

Já na Coreia do Sul, essa conexão já existe entre os usuários, apesar da rede mostrar algumas instabilidades por lá. No pais, as três principais operadoras de telefonia móvel começaram a disponibilizar a internet também no mesmo mês que os norte americanos.

Da mesma forma, a China lançou a maior rede de telefonia móvel 5G no mundo. Em Outubro de 2019, a China Mobile, maior operadora do país, lançou sua rede em 50 cidades, incluindo Pequim, Xhangai e Shenzhen.

Também em 2019, a Tecnologia 5G ficou disponível no Reino Unido. Entretanto, no Canadá, por conta da Covid-19 que impossibilitou a implementação dessa rede, a licitação foi adiada para 2021.

Quando chega a Tecnologia 5G no Brasil?

Bom, isso é algo mais complexo de se prever, porque é necessário fazer um leilão das faixas de frequência para grandes investidores que estão dispostos a investir nisso aqui no Brasil. Mas estima-se que até em 2022 já teremos acesso a rede 5G, aqui no país.

O leilão para o 5G no país deve ser o maior de radiofrequências da história do país e a maior oferta pública de capacidade para a tecnologia móvel de quinta geração no mundo.

Enfim, essa foi uma breve explicação sobre como essa tecnologia 5G mudará o modo em que usaremos a internet no futuro.

E então, caso queira saber mais informações, é só mandar aquele feedback para a gente que logo a sua pergunta será respondida rapidamente.

Por fim, um grande abraço da equipe Techno Motion e até mais!

Gostou? Compartilhe:
Veja outros posts:
Fique por dentro das novas tendências de tecnologia que só a Techno Motion traz para você e aproveite para conhecer o nosso blog
Copyright 2020 © Techno Motion – www.technomotion.com.br – contato@technomotion.com.br
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.