Copa do mundo no Qatar: Conheça quais serão as tecnologias no torneio em 2022

Foto do sorteio da Copa do mundo Qatar
Fonte: Trivela

O torneio mais aguardado do mundo, finalmente está de volta. A Copa do mundo de 2022 irá acontecer no Qatar.

O pais, que irá ser a sede da competição mais famosa do mundo, possui diversas curiosidades e culturas, típicas da região que com certeza, são de grande interesse para habitantes e turistas que irão para lá em Novembro e Dezembro.

Mas diante de todas as novidades que irão cercar o final do ano no pais, uma em especial chama muita atenção e também, é o tema principal desse artigo.

Quer ver só? Abaixo, separamos 5 tecnologias que serão usadas na copa do mundo de 2022 e que, com certeza, irá trazer uma evolução gigante em nossa rotina.

1- Tecnologia Semi automática de impedimento:

tecnologia sem automática do impedimento
Fonte: Jovem Pan

Será que teremos o fim do VAR?

De tempos em tempos, temos diversos avanços tecnológicos no mundo do futebol, como a tecnológica avançadas nos mais diversos estádios ao redor do mundo, milhares de câmeras térmicas espalhadas pelo ambiente e, o nosso querido e amado, VAR.

E para a Copa do Mundo de 2022, não será diferente. A Fifa, em parceria com o Qatar, criaram a tecnologia semiautomática de impedimento: Uma inovação em que possibilita, de forma rápida, se uma jogada está impedida, ou não.

E como isso funciona? A tecnologia irá analisar o último toque na bola do jogador, seja um passe, um cruzamento ou um chute no gol. E também analisar o último frame de movimento do adversário.

E para isso acontecer, todos os estádio sedes do torneio, irão ter diversos sensores e câmeras térmicas para facilitar essa identificação.

Ou seja, a câmera irá analisar 29 pontos pré determinados no corpo do atleta, para identificar a localização exata dele, no momento do último toque na bola anterior.

E ai, gostou dessa inovação? Com certeza, essa tecnologia acabará pouco a pouco com essas situações de má organização no futebol.

2- Cidade inteligente:

Foto de uma cidade iluminada

Você já ouviu o termo: Cidade inteligente. Soa um pouco estranho para você?

Bom, é mais simples do que parece (ou não muito), algumas cidades sedes do torneio como Doha, contarão com sensores espalhados por todo o território, permitindo uma série de ações e decisões orientadas por dados.

E porque disso? Cidades inteligentes serão fundamentais para a mobilidade urbana de turistas e habitantes dessas regiões. Além disso, Iluminação, resfriamento, sinalização, rotas de transporte e diversas outras ações poderão ser realizadas

Hã, e uma curiosidade: Lusail, cidade que vai receber a abertura e encerramento da Copa do Mundo, foi erguida do zero em meio ao deserto como uma verdadeira cidade inteligente, em todos os sentidos.

Ou seja, estacionamentos subterrâneos, táxis aquáticos, ilha artificial, hotéis flutuantes e zonas climatizadas são algumas das inovações presentes, nessa localidade.

3- Nuvem artificial:

imagem mostrando as nuvens artificiais
Fonte: Daily Mail

Bom, imagine você viver em um calor de mais de 30 graus, indo para um lado e para o outro durante quase um mês?

Isso mesmo. Essa é a temperatura média da cidades sedes do Qatar que facilmente atingem a casa do absurdo e chegam a questionar o poder de resistência dos seres humanos. Mas é claro, os habitantes de lá já estão acostumados com isso, quem irá ter prejuízos, adivinha só, irá ser você, rs.

Mas calma, se você está com grana, planeja ir no Qatar ou até mesmo que, assim como eu, irã acompanhar o hexa do Brasil no sofá da casa, a copa de 2022 terá uma novidade: Nuvens artificiais.

Para explicar melhor, uma Universidade do Qatar, criou nuvens artificiais, reproduzidas por Drones que irão sobrevoar o estádio e dispersar um composto de hélio, formando nuvens para encobrir os raios solares, nos dias de jogos.

Assim, consegue-se não apenas reduzir o calor, mas a incidência desses raios sobre os presentes.

Legal, não é? Agora, sem desculpas para ir ao Qatar, ok? (Tirando é claro a falta de dinheiro, tempo, hospedagem, comida, passagem etc…)

4- Camisas inteligentes

camiseta do brasil, simbolizando as camisas inteligentes da copa do mundo Qatar
Fonte: Shopee

Do mesmo criador de “Cidades inteligentes”, vem ai, “camisetas inteligentes, o retorno: A tecnologia que acabará com o mundo”.

Só que não, é bem ao contrário. Essa inovação é do mesmo time das Smartwatchs, onde são colocados sensores nas malhas com grande utilidade na área da saúde, prevenindo e lidando com emergências médicas.

Com as camisas inteligentes, será possível antecipar problemas cardíacos, de respiração e de hidratação. Logo, os presentes terão mais segurança, especialmente os idosos e pessoas com problemas de saúde, que poderiam sofrer com o clima no Qatar.

5- Interatividade total pela internet 5G:

Um notebook entrando no Google

E por fim, a Internet 5G mas talvez a inovação mais importante das últimas décadas e que promete categorizar como “a copa mais imersiva da história“, é a internet 5G.

Quando muitas pessoas estão concentradas em uma área pequena, como em shows e eventos esportivos, o desempenho das conexões sem fio cai consideravelmente. Por isso, o 5G se coloca como uma garantia para todos manterem-se conectados em alta velocidade, interagindo com o restante do mundo

Essa nova conexão é mais rápida, estável e escalável em comparação com qualquer outra opção de conectividade sem fio. Aliás, para um evento do porte da Copa do Mundo do Qatar, esse último atributo talvez seja o mais importante.

Conclusão

E então, gostou de saber como irá funcionar a Copa do Mundo de 2022, lá no Qatar?

Bom, gostaríamos de te agradecer por ter ficado até aqui com a gente e se gostou do nosso conteúdo, não se esqueça de acompanhar outros diversos temas que estão disponíveis aqui em nosso blog, ok?

Um grande abraço da Techno Motion e até mais!

Gostou? Compartilhe:
Veja outros posts:
Fique por dentro das novas tendências de tecnologia que só a Techno Motion traz para você e aproveite para conhecer o nosso blog
Copyright 2020 © Techno Motion – www.technomotion.com.br – contato@technomotion.com.br
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.