A Briga dos Gigantes!!!

Sim, meus caros leitores, hoje quero deixar vocês de queixo caído, cabelos brancos, euforia na leitura, tremedeira nos dedos, agonia em cada parágrafo e claro cheio de informação, novidade, mudanças, comportamentos e principalmente ele o Algoritmo uma das maiores funções mais enigmática que a internet pode construir por si só!

E você está preparado para este acontecimento em sua leitura?
Mas calma, nós não vamos falar de como funcionam as plataformas e sim o que elas representam em toda a sociedade como um todo, quem é o Instagram e quem é o TikTok, duas maiores empresas no seguimento de aplicativo de interatividade.

Mas antes mesmo de começarmos a falar sobre as plataformas, vamos às suas origens.

A evolução do Instagram: das fotos quadradas à era dos vídeos

O seu lançamento aconteceu  no dia 6 de outubro de 2010, o Instagram surgiu de um protótipo feito pelo engenheiro de software Kevin Systrom. Inicialmente chamado de Burbn, ele a princípio funcionaria como um serviço que combinava fotos, check-ins e planejamento, tudo em um mesmo lugar. Aos poucos, porém, o projeto tomou novos rumos, e, além de investidores, ganhou mais um criador, o brasileiro Mike Krieger, que ao lado de Kevin repensou o aplicativo, chegando em uma versão final muito mais enxuta e polida daquela do começo.

Evolução da Marca

Nascia assim o Instagram tal qual o conhecemos na data de hoje, um aplicativo gratuito e exclusivo para iOS focado no compartilhamento de fotos quadradas. Além de contar com filtros nativos para serem aplicados às suas imagens, ele também tinha espaço para legendas, e a proposta de convidar seus usuários a compartilharem momentos do seu dia a dia com amigos e familiares

Tão logo foi lançado, seu sucesso foi imediato e a rede social se tornou o App de fotos mais baixado da App Store em menos de 24 horas. Dois meses depois, ela já possuía 1 milhão de usuários, e um ano depois, em dezembro de 2011, a impressionante marca de 15 milhões.
Um sucesso e repercussão inegáveis, que logo fizeram despertar em seus criadores a vontade de expandir essa experiência para outros públicos.

Assim, em abril de 2012, o Instagram foi lançado também para Android, conquistando mais de 1 milhão de downloads ainda nas primeiras 24 horas. Se o objetivo era levar a plataforma para outro patamar, o caminho não poderia mesmo ter sido diferente.

A Revolução do TikTok

O TikTok, é uma rede social dedicada à publicação de vídeos lançada em 2016 por Zhang Yiming, fundador da Byte Dance, na China. A plataforma é mais conhecida pelos vídeos curtos de humor, música e dança, embora abrigue publicações de todos os tipos.

Originalmente, o TikTok se chamava, mas foi renomeado para Douyin (nomes estranhos né),  em dezembro de 2016. Desenvolvido em apenas 200 dias, o serviço já contava com mais de 100 milhões de usuários após um ano, além de contar com mais de 1 bilhão de visualizações por dia.

Sua expansão internacional começa em setembro de 2017, já com o nome de TikTok, que rapidamente começou a ganhar tração no exterior. No entanto, só chegou ao mundo inteiro em agosto de 2018, quando a Byte Dance decidiu fundir o app com o Musical.ly, adquirido no ano anterior por US$ 1 bilhão, e unificar suas comunidades.

TikTok X Instagram

Será que ainda vale a pena investir meu tempo e meu dinheiro no Instagram? O Tik Tok é um bom lugar para produzir conteúdo ou é só o hype do momento? Talvez essa seja uma das maiores perguntas do público que trabalha diretamente com todas as mídias sociais.

Antes de iniciar queremos deixar para vocês o que NÃO fazer neste momento:
Criar vídeos somente pela dancinha é tendência, algo que já não entrega como seu início.

Elaborar conteúdo somente para preencher lacuna, não ter a estratégia certa para dar continuidade em todo o seu segmento específico.

Trocar por outra rede só pelo engajamento, um verdadeiro tiro no pé.

O Instagram, com aproximadamente 13 anos de existência, a plataforma tem buscado continuamente fazer atualizações e travar tudo rs, mas isso tudo é para tornar-se cada vez mais completa e engajar os usuários que assim vivem dela ou trabalham com a mesma, antigamente, ela era considerada uma rede de fotos e hoje já distribui o conteúdo em diversos formatos diferentes, isso foi a evolução dos anos e toda a expectativa coloca a anos no mesmo local.

Vídeos verticais estão muito em alta neste ano de 2021, portanto, invista seu tempo em aprender Reels e criar conteúdos bem criativos e assim a atração de novos usuários para sua rede, e usar as opções que o TikTok não oferece como: os stories, carrossel, videos mais longos, etc, também é uma excelente estratégia para esta ferramenta.

Já no ano de 2021, a plataforma deu muito trabalho ao grupo Facebook, que agora é META, enquanto o TikTok crescia de forma absurda, todas concorrentes começaram a perder mais espaço no mercado.

E com isso foi possível reparar que nos últimos anos o Instagram tem feito diversas mudanças para conseguir acompanhar a concorrência, e sem dúvida ainda teremos um muitos desfecho desta história, que se não é a maior mas provavelmente poderá ser.

TikTok x Instagram: qual a melhor rede social

Essa talvez seja uma das perguntas mais feitas nos últimos anos, pois se trata de dois gigantes dentro de nossos Smartphone, e certamente se tem algo que consegue mostrar o quanto a ascensão das redes sociais revolucionou várias áreas da nossas vidas, é o digital influencer!!!


Essa carreira, relativamente nova no mercado, deixa claro que quando estamos falando de curtidas, comentários, visualizações, salvamentos e compartilhamentos, e sim estamos falando do reflexo daquilo que a sociedade está acompanhando, rejeitando ou cancelando.

Principalmente nesse período de pandemia, as redes sociais só têm crescido. Em especial, o Instagram e o TikTok ou a rede vizinha como costumam chamar rs, mas qual dessas oferece mais vantagens aos influenciadores ou para quem de fato trabalha com as redes?

É claro que uma pergunta tão subjetiva não poderia ser respondida sem uma boa análise antes, não é mesmo?

Por isso, para entender um pouco melhor sobre como o mercado vê essas duas redes sociais, fazendo comparativos em dados.

Você sabia que o público com menos de 16 anos é o que se destaca no uso do TikTok, com 34,2%, perdendo apenas para o Instagram, com 95,5%, e para o YouTube, 90,5%.
O uso do TikTok para essa geração é superior ao Facebook (22,6%) e ao Twitter (31,2%).

E que 21,1% do público de 16 anos até 23 anos utiliza o TikTok, um número significativo, pensando que esta rede ainda é um bebe, se comparando as outras midas sociais.

E no requisito comparações no último trimestre de 2019 com o primeiro trimestre de 2020, período no qual a plataforma, de fato, viralizou, foi registrado um aumento de 600% nas propostas enviadas pelo comercial com o TikTok para as marcas. As indústrias que mais demonstraram interesse em trabalhar com TikTokers ou influencers da rede para o varejo, aplicativos de tecnologia e alimentação.

E com a audiência dos influenciadores, apontou aumento de 90% no uso das redes sociais durante a quarentena (pandemia), sendo Instagram a rede mais utilizada, e um dado mega importante foi que durante a pandemia, o uso do Instagram subiu consideravelmente.

TikTok x Instagram: diferenças e similaridades

Enquanto o Tik Tok foi criado para fazer duetos e vídeos rápidos, ao estilo “Vine” nas redes sociais, o instagram foi originalmente criado para postar e compartilhar fotos das pessoas, até aí tudo bem cada uma com sua funcionalidade, mas por que essa briga de audiência se tornou tão grande?

Com o passar dos anos, o instagram foi mudando e se adaptando para conseguir concorrer ou “bater de frente” com outros nomes do mercado, querendo assim se tornar uma potência única em todos as redes e foi assim que a empresa inclui ferramentas e utilidades similares ao Facebook, Snapchat e o Twitter; e mais recentemente até mesmo fez algo parecido com o TikTok, que são os Reels.

TikTok x instagram suas diferenças

Olhando de longe, parece que uma é cópia da outra em alguns aspectos, e de fato não dá para responder de maneira fácil qual o melhor e qual é o mais interessante para conseguir realizar uma venda e ou uma entrega de conteúdo.

Desde então, ambos aplicativos competem por uma audiência bem parecida, que buscam se divertir e viralizar conteúdo em vídeo, sim meus amigos o estático está morrendo aos poucos, mas está, a grande massa está entregando seus conteúdos se tratam de pequenos vídeos e “selfies” em vídeo que possuem como objetivo entreter o usuário final, que pode ficar horas e horas arrastando seu dedo de um vídeo ao outro, maluco é pensar que ficamos presos em uma telinha tão pequena, próximo de um mundo tão grande ao nosso redor.

As maiores diferenças

Tempo de reprodução/gravação: O Tik Tok permite hoje gravações de até 3 minutos, enquanto o Reels permite o tradicional “60 segundos”, com as atualizações vai crescer um pouco mais esses minutos.

Os públicos não são necessariamente os mesmos, já que o Tik Tok possui um aspecto mais jovem e descontraído, e o Instagram vai ser mais abrangente;

O alcance no Instagram Reels é maior do que o Tik Tok, uma vez que o Instagram conta com mais usuários graças aos outros atributos do App;

TikTok conta com base de dados e um “analytics” interno para acompanhar campanhas da sua empresa, ou seus anúncios.

Qual aplicativo devo usar?

A verdade é que o TikTok e o Instagram Reels oferecem, basicamente, o mesmo tipo de conteúdo, é bem difícil separar na ponta do lápis quais as diferenças e vantagens em cada um.

A briga por espaços

Como o TikTok possui um público diferente, mais jovem e realmente voltado a descontração e momentos de diversão, o Instagram passa então a ter um segmento mais voltado para empresas e marcas, com um público que não fica limitado aos jovens.

Dessa forma, entendemos que se você é uma empresa e ou trabalha com uma várias contas comerciais, pode ser mais interessante optar pelo instagram, que permite publicar não somente vídeos, mas fotos e banners também, Story, destaques e por ai vai….

Então imagine que você faça eventos que funcionem muito bem para o público adolescente, por exemplo, provavelmente fazer vídeos e algumas apresentações no Tik Tok será o ideal para você!

Para quem deseja se tornar influenciador e quer ganhar seguidores, o ideal é que você use ambos os aplicativos de vídeos, e faça testes com as audiências, e claro uma dica final, não se esqueça que com os editores de vídeos adequados, você conseguirá escalar sua produção de vídeos, tornando seu sonho de ser um influenciador digital algo possível, ou rentável para seu negócio.

Se divirta, pois antes de ser uma rede social de empresa onde o foco é venda e entrega é também uma rede social, onde você pode compartilhar algo engraçado ou algo muito sério e como bem sabem acontecem até brigas rs, mas fica aqui nossa dica Master antes da telinha do celular tem um mundo de oportunidades querendo te abraçar.

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