Ativações de Marca Incríveis Para se Inspirar

Com décadas de experiência no mercado de tecnologia e entretenimento para ativações de marca, a Techno Motion separou 5 ativações de marca que formaram filas e consequentemente geraram muitos leads e resultados positivos para empresas para você se inspirar em suas campanhas, ativações em feiras, eventos e festivais.

Se você é um produtor de eventos, agência de marketing e publicidade, expositor, empresário, este artigo é pra você.

O que são ativações de marca?

Uma ativação de marca é uma estratégia de marketing que busca transformar um produto ou serviço em uma experiência memorável para o público. Em eventos, as ativações são realizadas através de stands que vão além da simples exposição de produtos, proporcionando interação, imersão e emoção aos visitantes.

O que não pode faltar em uma boa ativação de marca?

  • Objetivo claro: Defina o que você quer alcançar com a ativação: aumentar a visibilidade da marca, gerar leads, apresentar novos produtos ou fortalecer o relacionamento com o cliente.
  • Público-alvo definido: Conheça profundamente o seu público-alvo para criar uma experiência personalizada e relevante.
  • Experiência única: Ofereça uma experiência que se destaque da concorrência e que o público não encontre em outro lugar.
  • Interação: Incentive a interação com a marca através de atividades, jogos ou experiências imersivas.
  • Alinhamento com a marca: A ativação deve refletir a identidade visual e os valores da marca.
  • Mensuração de resultados: Defina métricas para avaliar o sucesso da sua ativação, como número de visitantes, leads gerados e retorno sobre o investimento.

Leia também: Ativação de Marca: Como Criar Experiências Inesquecíveis

1. Chuveiro na Praia – Ativação Sprite

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Uma das ativações de marca mais criativas, no Brasil e no mundo, é a do famoso chuveirão na praia da Sprite. Convenhamos que, uma máquina de refrigerantes gigante com uma ducha refrescante na beira da praia em pleno verão não passa despercebida.

A ativação do “chuveirão Sprite” aconteceu diversas vezes no Brasil e esteve pela última vez em Janeiro de 2024, na Praia do Crush, em Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Bertioga (SP), Vila Velha (ES), Recife (PE) e Xangri-lá (RS). A experiência era aberta para o público geral e contou com a distribuição de produtos Sprite.

2. O Melhor Outdoor do Mundo? – Ativação Carlsberg

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Antes de mais nada, imagine um outdoor na rua equipado com um dispenser de cerveja para que transeuntes pudessem se servir um copo. Pois foi isso que a cerveja Carlsberg fez em Londres: Um grande outdoor com a frase “Probably the best poster in the world” (Provavelmente o melhor outdoor do mundo), que remete ao slogan da marca (“Carlsberg – Provavelmente a melhor cerveja do mundo“).

A ativação, que foi parte de uma campanha, rapidamente se tornou um sucesso nas redes sociais gerando quase 3 milhões de impressões no Twitter no dia de seu lançamento.

3. Caça-Níquel Saboroso – Ativação Hellmann’s

Uma ativação que chamou muita atenção e formou filas enormes de visitantes foi a da Hellmann’s Supreme durante o Taste Brasil, o maior evento gastronômico do mundo.

O stand contava com uma atração incrível: O Slot Machine, produzido pela Techno Motion. Nele, participantes puxavam a alavanca e acionavam a máquina que, de forma aleatória, mostrava 3 imagens e dependendo da sorte do participante, este levava prêmios como a próxima Hellmann’s Supreme, uma espátula, uma canga poncho ou até um corta-vento personalizado.

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4. Meditação na Praia – Ativação Spotify

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Em 2023 no Cannes Lions, o mais importante prêmio da publicidade mundial, o Spotify apresentou diversas experiências de ativação, entre elas uma estação de meditações com banho de som na beira da praia, o que vai de encontro com a promoção de playlists e podcasts de meditações guiadas muito populares no app.

Além disso, a ativação do Spotify contou com uma zona de jogos do FC Barcelona, uma estação de presentes de óculos de sol personalizados, e claro, apresentações com performances de H.E.R, Florence & The Machine, Jack Harlow, Foo Fighters, A$AP Rocky e muito mais.

5. Simuladores Gamificados – Ativação Claro

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Durante o verão de 2024, o Rio de Janeiro recebeu a 4ª edição do Claro Verão Rio, um evento que combina cultura, tecnologia e solidariedade. Realizado na Casa de Cultura Laura Alvim, à beira da Praia de Ipanema, o festival ofereceu atrações para todas as idades, transformando o local em um polo de entretenimento durante o dia e à noite.

O destaque da edição ficou com a área da Claro Gaming, um espaço com Simuladores de Realidade Virtual da Techno Motion, sendo eles o simulador de corrida e o simulador de jet ski com movimento e óculos de realidade virtual, gerando muito engajamento por parte dos visitantes.

Check-list para a Ativação de Marca Perfeita:

  • Experiência imersiva: Crie um ambiente que transporte o visitante para o universo da sua marca. Utilize elementos visuais, sonoros e olfativos para criar uma experiência multissensorial.
  • Gamificação: Transforme a visita ao stand em um jogo, com desafios, recompensas e prêmios.
  • Realidade virtual e aumentada: Ofereça aos visitantes a oportunidade de experimentar seus produtos ou serviços de forma inovadora, utilizando tecnologias como simuladores de realidade virtual e aumentada, como:
    • Simulador de Asa Delta: O simulador de asa delta da Techno Motion é uma excelente opção tecnológica para chamar a atenção de visitantes e engajá-los, criando uma experiência única e memorável com sua marca. Tanto a estrutura quanto o filme/jogo pode ser personalizado como preferir.
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  • Personalização: Utilize dados para criar experiências personalizadas para cada visitante, como recomendações de produtos ou mensagens personalizadas.
  • Co-criação: Convide os visitantes a participarem da criação de algo, como um desenho, uma música ou um vídeo, fortalecendo o vínculo com a marca.
  • Sustentabilidade: Demonstre o compromisso da sua marca com o meio ambiente utilizando materiais ecológicos e promovendo ações sustentáveis.
  • Influenciadores digitais: Convide influenciadores digitais para participarem da sua ativação e amplificar o alcance da sua marca.

Sendo assim, ativações de marcas como essas podem servir de inspiração para trazer diferenciação e destaque em seu stand em eventos, feiras, festivais e exposições. Para isso, conte com a Techno Motion, empresa especializada em soluções tecnológicas de entretenimento como Simuladores de Realidade Virtual, Simulador de Asa-Delta, Filmes e jogos personalizados, totens interativos e muito mais.

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Leia também: O Futuro das Ativações de Marca: Tendências e Ideias

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