Frida Kahlo exposição em Salvador

Mas antes de qualquer coisa, gostaríamos de apresentar um pouco desta Senhora Frida.
Você a conhece?  Já ouviu falar sobre ela?

Caso não, queremos que não se preocupe pois hoje será o dia que irá conhecer essa mulher fantástica em suas trajetórias.

Venha comigo neste artigo onde vai aprender e também admirar!!!

Mas quem foi Frida Kahlo?

Conhecida internacionalmente como Frida Kahlo, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nasceu em Coyoacán, no México, em 6 de julho de 1907. Foi uma artista à frente do seu tempo, tendo sua trajetória marcada por força de vontade, sofrimento, paixões e luta.

Filha do fotógrafo alemão Wilhelm Kahlo, Frida acreditava que pudesse mostrar com seus “retratos feitos a mão”, ou seja, suas pinturas, tudo que passava em sua vida, nas mais variadas circunstâncias, como resultado dele, ela teve fratura tripla da coluna vertebral, fratura da clavícula, fratura da terceira e quarta costelas, luxação do ombro esquerdo, tripla fratura da bacia, perfuração do abdômen e da vagina, 11 fraturas da perna direita e deslocamento do pé esquerdo, contudo, foi nesse período que a pintura entrou em sua vida, já que foi por essa arte que Frida conseguia passar o tempo e extravasar seus sentimentos e pensamentos.

Frida sofreu de Poliomielite, aos seis anos e, com isso, teve sequelas em uma de suas pernas, sendo chamada por outras crianças na escola de “Frida da perna de pau”. Devido à doença, também adotou o uso de saias longas, que, anos mais tarde, tornaram-se coloridas e chamativas e uma das marcas registradas da artista

Frida reconhecia-se como “filha da revolução”, já que passou parte da infância entre tiroteios ocorridos durante a Revolução Mexicana de 1910.

Na juventude, estudou na Escola Nacional Preparatória de San Ildefonso, na Cidade do México, tendo acesso a diferentes grupos estudantis das mais variadas áreas, identificando-se mais com aqueles ligados às Artes e a Filosofia.

Ainda jovem, com 18 anos, sofreu um acidente de carro, quando um caminhão chocou-se com o bonde em que ela estava, na colisão, uma barra de ferro atravessou o corpo de Frida, acertando sua pelve e barriga, por conta do acidente, ela ficou acamada, imóvel e engessada por um período muito longo e também foi submetida a mais de 30 cirurgias, a fim de tentar melhorar os danos e ferimentos causados pelo acidente.

Já aos 21 anos, já andando com as próprias pernas e estudando arte, Frida entrou para o Partido Comunista. Lá, conheceu o artista plástico e muralista Diego Rivera, 21 anos mais velho. Casou-se com ele no ano seguinte, iniciando um relacionamento conturbado, repleto de brigas e adultérios de ambas as partes. Frida era bissexual (algo transgressor para a época) e teve amantes do sexo feminino. 

De 1930 a 1933, o casal passou a morar em Detroit, nos EUA, por causa dos trabalhos de Rivera. Por meio dos registros no diário e das pinturas que Frida fez na época. 

É claro que a pintora, assumidamente nacionalista, sentia falta do México e não conseguiu se adaptar na cidade de EUA. E nesse período, ela engravidou de Rivera três vezes e sofreu aborto espontâneo nas três gestações, devido a problemas no útero causados pelo acidente em sua adolescência.

De volta suas origens

No ano de 1934 o casal volta a suas origens na cidade Mexicana e a pintora descobre que Rivera mantinha um caso com a irmã de Frida, Cristina.

Esse foi provavelmente o período de maior depressão na vida da artista, que cortou os cabelos curtos e pintou alguns de seus quadros mais melancólicos, mas, assim como no episódio do acidente, foi na desgraça que ela se reconectou com a arte – Frida começou a comercializar suas obras a fim de conquistar sua independência financeira. 

Após o divórcio, Frida se dedicou à vida artística e política, mas houve episódios pontuais de romance, o mais famoso foi o suposto caso com o filósofo russo Leon Trotski entre 1937 e 1939, quando Frida o abrigou em sua casa para protegê-lo de uma possível perseguição stalinista.

Apesar dos fortes indícios, o boato nunca foi confirmado, até hoje nos tempos atuais a rumores desta história, quem será que sabe a verdade???

Em 1953, ela teve sua primeira (e única em vida) exposição solo no México. Em 1954, aos 47 anos, Frida faleceu vítima de embolia pulmonar, resultado de uma pneumonia.

Morria a mulher, ficou o legado, ao longo da vida, Frida pintou 143 quadros, dos quais 55 eram autorretratos, apesar de ser considerada uma pintora surrealista, ela negava fazer parte do movimento por nunca ter pintado sonhos, mas sim sua realidade, e também foi influenciada pelo realismo e pelo simbolismo, seus quadros muitas vezes tinham imagens fantásticas e chocantes, além de traços livres e cores opacas. 

Figura feminina

A Frida nos trouxe para as artes algo que até então não era abordado pelos pintores: as questões íntimas femininas como: abortos, partos e feminicídio foram alguns dos assuntos presentes em suas obras, Uma de suas obras mais chocantes é “Unos Cuantos Piquetitos”, de 1937, na tela, é possível ver uma mulher nua e ensanguentada em uma cama e um homem ao seu lado, segurando uma faca, a pintura veio de um caso que Frida teve conhecimento, o qual se tratava de um marido que matou a esposa por ciúme e disse ao juiz que foram “apenas uns cortes pequenos”, na tentativa de ser absolvido.”

Obra – “Autorretrato com cabelo cortado”, de 1940, é uma resposta ao rompimento com Diego Rivera.”)

A sua própria fragilidade física era exposta em suas pinturas, Frida não tinha medo de revelar ao mundo as consequências do acidente que sofreu, como pode ser visto no quadro “A coluna partida”, de 1944, nele, a pintora aparece com sua coluna exposta e toda quebrada, além de pregos por todo o corpo, isso retrata as dores sofridas por ela durante a vida.

Mas onde estão as Memórias de Frida

A memória de Frida Kahlo está presente em livros, filmes e outras obras, além de estar viva no imaginário popular. A casa em que Frida, nasceu, cresceu e viveu na maior parte de sua vida, é chamada “Casa Azul”, e foi transformada no Museu Frida Kahlo em 1958, anos depois de sua Morte.”

A Casa Azul abriga o museu de Frida Kahlo desde 1958

A Casa Azul é a oportunidade dos fãs e curiosos conhecerem de perto o local onde Frida passou sua vida, ver os objetos e adereços da pintora, assim como algumas de suas obras, a atmosfera festiva e colorida da mexicana permanece na residência localizada em Coyoacán, no México.

Frida foi uma mulher popular em sua conturbada vida e permanece em voga ainda hoje, a figura da mulher forte, decidida e à frente do seu tempo serve de inspiração para a moda, por exemplo, o que a mantém viva para as novas gerações.”

Exposição interativa sobre a vida da pintora Frida Kahlo chega a Salvador

A exposição internacional ‘Frida Kahlo – A Vida de um Ícone’, chegou em Salvador na quarta-feira (5).
A mostra apresentará a biografia da artista de maneira interativa e poderá ser visitada no Salvador Shopping.

O evento conta com dez ambientes que retratam os feitos de Frida, através de fotografias, filmes, ambientes digitais, instalações artísticas, itens de colecionadores, além de música originalmente criada para reproduzir os momentos mais relevantes da vida da pintora.

A mostra fará referência ao ciclo da vida da artista, nascimento, morte, saúde e doença. A obra da pintora envolve 143 quadros, sendo 55 autorretratos, que serão representados na exposição

Exposição interativa sobre a vida da pintora Frida Kahlo

A Techno Motion marca sua presença na exposição

Nós da Techno Motion estamos na exposição, com a realidade virtual!!
Onde você pode se encantar com um longa de 9 minutos contado toda sua trajetória e muito emocionante.

Para quem já experimentou a realidade virtual vai ficar ainda mais encantado com todo trabalho que foi desenvolvido para este momento.

E para quem nunca viu, deixamos aqui nosso convite.

A Sala Virtual conta com 10 óculos de realidade virtual  e também com cadeiras giratórias e ao longo dos 9 minutos você pode se movimentar e ficar conectado a Frida em todos os momentos.

Veja abaixo algumas imagens, para deixar você com muita vontade de ir pessoalmente.

Dentro da sala virtual Techno Motion
Dentro da sala virtual Techno Motion

Quando e onde acontecem essa Exposição

Sobre o Evento

Data 📅: 05/10 a 04/12/2022
Local: Salvador Shopping
Endereço 📍: Av. Tancredo Neves, 3133 – Caminho das Árvores, Salvador – BA
Horário: Segunda a sábado: 10h às 21h | Domingos e feriados: 10h às 20h
Classificação etária 🚫: Livre. Menores de 12 anos entram acompanhados. *Sujeito à alteração por decisão judicial.

Te esperamos na amostra também, há uma dica da Techno Motion, aproveitem cada minuto pois é uma exposição única e com muito simbolismo a época vivida por Frida.

Gostou? Compartilhe:
Veja outros posts:
Fique por dentro das novas tendências de tecnologia que só a Techno Motion traz para você e aproveite para conhecer o nosso blog