Gamificação é uma aplicação com recursos e características de games, que podem ser utilizadas em diferentes ambientes e ramos. Trata-se do uso de mecânicas e técnicas de jogos para facilitar o aprendizado das pessoas.
Atualmente, no mundo dos negócios, precisamos cada vez mais, convencer o cliente que o nosso produto é o melhor do mercado.
Até por isso, muitas empresas utilizam algumas estratégias vindas de jogos, com o objetivo de engajar o usuário e despertar nele, um desejo real de compra.
Neste artigo, você vai entender melhor sobre como a Gamificação está presente no dia dia empresarial. Podendo até utiliza-la em seu planejamento.
Apertem os cintos e boa leitura!
o que é a Gamificação?
A Gamificação é um recurso tecnológico, já utilizado por diversas empresas como forma de conceder um aumento no interesse, e aumentar o engajamento sobre determinado conteúdo.
Ao invés da previsibilidade, o usuário geralmente é surpreendido pela programação, que pode conter diversos tipos de interações como:
- Níveis
- Desafios
- Pontos
- Conquistas
- Recompensas.
No entanto, não confunda essa dinâmica como um conceito qualquer, pois ela contém características e recursos de games inseridos…
Mas, seu objetivo vai além de conceder um simples jogo ao usuário.
Apesar de suas ideias e seus recursos já existirem a muitos anos, é nesse momento que podemos observar um aumento na procura dessa forma inovadora de gerar maior interesse ao público escolhido.
Ou seja, podemos afirmar que esse mecanismo é uma tendência, mas também já é uma realidade inclusa em diferentes tipos de ramos, como escolas, empresas, projetos pessoais e eventos.
Analisando as formas de apresentação das tecnologias atuais, já podemos notar, que a quantidade de pessoas que jogam ou estão inseridas em algum tipo de jogo eletrônico, é muito alta.
E acredite, esse número só tende a crescer.
Resumindo, a Gamificação já começou a fazer parte da rotina. Formas de comunicação, como despertar os gatilhos mentais e emocionais do público, já está sendo usado frequentemente.
Como funciona a Gamificação?
A Gamificação, comparada a algumas outras formas de apresentação ou aplicação, deve ser sempre construída de forma genuína.
Ou seja, cada programa e cada projeto criados através dela, devem ser exclusivos, de acordo com seu objetivo final.
Da mesma forma, os diversos elementos desse conceito estão por toda parte. Introduzidos de uma forma, digamos que automática.
Assim, baseando-se em experiências, essas aplicações são automaticamente usadas na manutenção e no crescimento contínuo dessa prática inovadora.
Por exemplo, imagine que você precise levar algum tipo de conhecimento a alguém, mas de uma forma diferente, não vista ou usada ainda por seu público.
Com a ludificação isso é possível, pois além das pessoas terem facilidade em inserção em jogos online, o conteúdo sempre é voltado para o foco principal da apresentação. A parte séria nunca se perde.
Porém, como já dissemos, a criação desse modelo pode ter um custo um pouco maior do que o esperado, pois o foco na construção do conteúdo deve ser fixo, do início ao fim, gerando assim uma melhor entrega.
Como implantar a Gamificação no seu negócio?
Podemos dizer que, a Gamificação ainda não é aplicada de uma forma relevante, mesmo com os ganhos que a ferramenta traz e seus benefícios sendo expostos claramente.
Por isso, é necessário que treinamentos sejam realizados, testes e aplicações piloto, para medir o que pode vir a funcionar ou não, e também quais formas de aprendizado vão encantar seu público alvo.
Para reduzir pontos negativos na criação, é recomendado que ao procurar essa forma de capacitação, o desenvolvimento seja sempre através de especialistas no assunto.
Para resumir um pouco melhor, vou dar um exemplo da empresa de informática e tecnologia IBM.
Case de sucesso: International Business Machines (IBM)
Pois bem, essa organização acabou optando por essa dinâmica como forma de apresentação do lançamento de sua hospedagem para varejo.
Ou seja, onde o usuário interno, pode aprender e entender como funciona essa hospedagem, de uma forma totalmente interativa e descontraída.
Para esclarecer, isso não quer dizer que uma capacitação gamificada seja, de fato, uma brincadeira sem importância.
Pelo contrário, o assunto abordado geralmente é muito sério para quem o quer e para quem o utiliza.
Como funciona o game criado pela IBM
Nesse projeto, foram incluídos diversos elementos da Gamificação, tornando a apresentação, em um game divertido e interativo, com níveis de etapas, pontuações, progresso de jogo e recompensas.
O game se inicia numa fazenda, e o término do mesmo, é entrando numa cidade.
No percurso, a história do percurso é destacada, pontos relevantes para o entendimento do conteúdo, seus benefícios e como pode ser utilizado.
Então, o usuário é concedido a uma forma totalmente atrativa, dinâmica e com certeza, muito mais cativante do que uma apresentação já prevista, como em modelos comuns!
Para explicar melhor esse conceito, a nossa equipe preparou um vídeo divulgando com mais detalhes, a metodologia que “O caminho da comida” traz. Basta apenas clicar aqui!
Conclusão
E ai, gostou dessa viagem virtual que fizemos juntos?
Entenda que, essa estratégia, embora seja nova no mercado, está se expandindo cada vez mais, trazendo muitos benefícios para quem trabalha com a mesma.
Não deixe de ver também, todos os conteúdos que trazemos para você aqui no nosso blog. Vai lá dar uma conferida, tenho certeza que irá gostar!
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Um abraço da equipe Techno Motion e até mais!