Quando falamos de metaverso, estamos falando literalmente de um “novo mundo online”, onde podemos experimentar e interagir com o mundo virtual tridimensional.
No decorrer da leitura, você irá descobrir como o metaverso está reagindo aos dias atuais e quais são as expectativas mundiais sobre a área.
Caso você ainda não conheça esse “mundo novo”, aqui está sua chance de conhecer agora mesmo, clique aqui e veja o que é o metaverso.
O grande desafio desse ramo da tecnologia, está sendo exatamente a definição de sua previsão futura, no cenário mundial.
Então bora lá entender isso tudo!
Visibilidade e atenção.
Provavelmente você já ouviu falar sobre o metaverso e, inclusive, já deve ter visto até como ele funciona na prática.
Um exemplo do metaverso na prática é o filme Matrix, de 1999, lembrado por abordar o tema de um jeito bem interessante.
Outro exemplo claro são os games atuais, onde o jogador cria seu próprio avatar, seu próprio personagem para te representar no jogo, dentro do metaverso.
Movimentos como pular, andar, correr, agachar e movimentos até mais complexos já são simulados quase que perfeitamente nos games e simuladores.
Ou seja, com o uso de interações e conexões no metaverso, especialistas visam formatos grandiosos e um potencial uso para o bem da sociedade.
Porém, devido ao grande investimento na área da Inteligência Artificial (A.I) nos últimos anos, o mundo da tecnologia tem suas atenções divididas nesse momento.
Possibilidades no metaverso.
Sabemos que o Metaverso está repleto de novas formas de comunicação e interação através do mundo virtual.
Então, vou citar algumas aplicações que o mercado já usou e que servem de exemplos para entendermos sua força de integração.
Começamos com o exemplo do jogo Fortnite, em parceria com a cantora Ariana Grande, celebridade da música pop internacional.
Fornite é o jogo que virou febre e já atingiu mais de 230 milhões de usuários nos últimos anos e na parceria, lançou esse show virtual, onde cada jogador dançava, curtia e interagia na festa com seus avatares, como no mundo físico.
Mas, eu tenho outro exemplo prático que são os testes realizados por algumas equipes de fórmula 1, com seus pilotos.
Como a Ferrari e a Mercedes que já usam simuladores de realidade virtual para treinarem seus pilotos de dentro das instalações da equipe.
Usando equipamentos de alta tecnologia e realidade virtual conectada no metaverso, assim os pilotos acessam pistas e condições realistas, treinando e aprimorando suas habilidades.
Outro exemplo é o filme Jogador número 1, de 2018, onde o protagonista vive em 2045 e acaba se conectando com o metaverso, aceitando viver os desafios desse mundo e que podem mudar sua vida para sempre.
Grandes empresas como a Google, Facebook, Microsoft e Nvidia, seguem dando o exemplo e apostando pesado para desenvolverem suas tecnologias visando criarem seus próprios metaversos.
Com certeza, ainda iremos ver muita agitação no mercado com as novidades dessa nova era da tecnologia.
O que esperar nos próximos anos.
Há alguns anos que o metaverso vem assumindo uma posição de protagonismo na nova era do digital, da tecnologia.
Aqui na TechnoMotion, somos especialistas no desenvolvimento desses tipos de interação e fica aqui meu contive para conhecer algumas das aplicações que já fizemos, na prática.
Recentemente foi realizada uma pesquisa pela Elon University em conjunto com a Pew Research Center, assim, vários especialistas do setor e profissionais da tecnologia foram entrevistados.
Os grupos tinham que informar suas previsões sobre o futuro do metaverso e simultaneamente indicar qual tamanho a área estará até 2040.
Mas, o que chamou muita a atenção no resultado, foi a comparação com as mesmas fases que a internet viveu até atingir seu potencial máximo.
Enfim, todos eles apontam que até a data citada, o metaverso não terá atingido seu potencial máximo e que seu crescimento e progresso continuaram por muitos anos.
Porém, apesar dos inúmeros desafios que a área poderá enfrentar no seu processo de expansão, juntamente com os valores já investidos, sabemos também sua capacidade de gerar benefícios para a sociedade.
E o que podemos esperar realmente daqui para frente, portanto, é um aumento da influência desta tecnologia, se entrelaçando cada dia mais em nossas vidas.
Agora, é só ficar de olhos nas próximas novidades do metaverso e curtir ao máximo os benefícios da tecnologia.