Tecnologia na natureza: Veja como esse dois podem se unir para ajudar o meio ambiente

homem olhando para a natureza

É fato dizer que todos nós dependemos da mãe natureza para sobreviver. Afinal, vivemos em um ambiente que antigamente, era cercado de árvores, animais e uma fauna única.

Porém, cada vez mais, os seres humanos vem dizimando esse ecossistema que é tão importante para a nossa evolução. Em um estudo realizado pelos cientistas de Oxford e Lancaster, mostra que no incêndio de 2015 na Amazônia, cerca de 2,5 bilhões de árvores foram mortas.

E infelizmente, esse número só tende a crescer…

Entretanto, outro desenvolvimento que o ser humano foi capaz de evoluir, é a famosa ciência: Tecnologias capazes de ajudar a natureza já vem sido criadas e cada vez mais, vão ser mais utilizadas para combater essas catástrofes que afetam todo o sistema global.

E é isso que você vai ver nesse artigo, separamos algumas tecnologias na natureza

Tecnologia para preservação:

Museu em Tóquio

museu reúne tecnologia na natureza
Fonte: Businness Wire

Partindo para o outro lado do mundo, o museu Planet tem mais de 13.000 orquídeas e consegue perfeitamente simplificar o tema desse artigo.

O ambiente reúne cortinas com milhares de flores que sobem e descem a medida em que os visitantes vão chegando perto. Além de que, essas delicadas orquídeas não precisam da terra para sobreviver, mas ganham uma condição para controlar a temperatura do ar e recebem banhos de sol natural.

O museu também reúne um jardim de musgos, com objetos de arte que vibram, conforme o toque das mãos e a brisa do vento. Uma perfeita junção entre a natureza e a tecnologia digital.

Drones para proteger Botos rosas

drones utilizando a tecnologia na natureza para proteger os botos cor de rosa
Fonte: Maré News

Na Amazônia, pesquisadores estão visando preservar as espécies de botos cor de rosa realizando uma expedição com o intuito de buscar dados de avistamento desses animais para protege-los de qualquer ameaça.

“Temos que pensar [nos drones] como uma ferramenta que vai reduzir custos e o tempo até o resultado da pesquisa”, diz a oceanógrafa do Instituto Mamirauá, Miriam Marmontel.

Nesta expedição, uma nova tecnologia foi testada para trabalhar noite adentro com câmeras térmicas, que detectam calor. “A tecnologia dessas câmeras permitirá acompanhar os animais num momento que era impossível”, diz Marcelo Oliveira.

Parte dos dados será analisada por uma equipe da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, em parceria com a WWF-Brasil. Uma das propostas é trabalhar num algoritmo que consiga analisar e identificar os animais automaticamente. “Assim vamos aprimorar a análise desses dados, automatizando sua execução”, explica Marcelo

“Há várias amazônias dentro do que chamamos de Floresta Amazônica. Será possível com o resultado desse monitoramento compreender como preservar esses animais em cada região. Quais são suas ameaças e como reagir”, explica a oceanógrafa Miriam.

Fonte: Exame

Monitoramento remoto de animais

homem colocando uma coleira elétrica para proteger um animal selvagem
Fonte: O eco

O avanço da tecnologia facilitou o monitoramento de animais silvestres, uma ferramenta com a qual pesquisadores obtêm informações sobre os hábitos e movimentos de espécies animais na natureza, com mínima interferência humana.

Graças às tecnologias os dispositivos de rastreamento modernos são capazes de determinar exatamente onde um animal está no momento da medição.

Os dados recolhidos a partir destes dispositivos podem determinar os movimentos diários do animal, o tamanho da área em que circula e quais os seus habitats naturais

A análise destas informações permite, por exemplo, indicar novas formas de manejo das populações estudadas, determinar o impacto do desenvolvimento humano sobre elas, ou, ainda, ajudar na compreensão se em uma área há um número suficiente de indivíduos de uma espécie que permita a sua sobrevivência.

Fonte: Oeco

A natureza nos ajudando através da tecnologia:

Painéis solares

painéis solares

O painel solar é um equipamento fundamental em um sistema fotovoltaico. Na composição do painel, há uma grande quantidade de células solares, cuja função é transformar a energia luminosa do sol em energia elétrica.

A quantidade de pessoas que optam pelo uso de sistema de geração de energia solar cresce cada vez mais mundialmente. Os motivos são óbvios: trata-se de uma solução sustentável e, ao mesmo tempo, mais econômica, pois ajuda a reduzir os gastos com energia elétrica.

Graças a tecnologia, essa invenção reúne um ótimo custo beneficio, não ocupa grandes espaços, garante uma matéria prima gratuita e é sustentável.

Fonte: HCC

Energia do biogás

energia do biogas em solos de agricultura

Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas, como dejetos (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo

A maior vantagem dessa tecnologia na natureza é de transformar matérias orgânicas em biogás é o serviço ambiental. Uma vez que se trata de uma fonte de energia renovável (produzida através do lixo orgânico) e, portanto, inesgotável, sendo mais limpa que o gás natural

Com essas três versatilidades, o biogás nos leva à questão tão importante de buscar novas fontes de energia alternativa, pois o mundo precisa encontrar fontes energéticas para substituir as tradicionais, como petróleo, carvão e usinas hidrelétricas, que provocam grande poluição e impactos ambientais.

Fonte: ERBR

Tecnologia na natureza: Inspirações para projetos

1- Proteção militar crustácea

lagosta boxeadora
Fonte: Mega curioso

E se eu te dissesse que pesquisadores estão cogitando utilizar peles de um animal para que consigam criar armaduras, proteções e outros equipamentos para militares.

A Lagosta boxeadora é conhecida como um dos animais mais fortes dos mares. Além de ser capaz de bater muito forte em seus inimigos naturais, ela também possui uma carapaça de alta resistência — que permite que ela sofre vários ataques sem que seja afetada.

Da mesma forma, o objetivo dessa pesquisa está em fazer com que os soldados consigam ficar mais protegidos ao mesmo tempo em que podem sofrer menos com o carregamento de utensílios pesados.

2- Dinoturbinas

Dinoturbinas

Como o próprio nome já diz, essa tecnologia inspirada nos famosos dinossauros de muitos anos atrás foi criado por cientistas da Siemens para fazer com que as turbinas de vento se tornem mais eficientes para os estudos e desenvolvimento de energia reutilizável

Com base nas extremidades pontudas e serrilhadas do animal extinto muitos anos antes de alguém pensar em turbinas de vento, o equipamento permite a redução de turbulência e também aumenta a eficiência da captação de energia por meio da rotação dos geradores eólicos.

3- Vidro de molusco

tecnologia na natureza que permite a concha de um molusco virar um vidro resistente
Fonte: Inovação tecnológica

A tal da ironia no ar: Você sabia que existem lesmas que não são moles? Isso mesmo!

Por isso, pesquisadores do Canadá estão estudando as estruturas de alguns moluscos para conseguir fazer com que vidros inspirados nesses cascos possam ser até 200 vezes mais fortes do que vidros comuns.

Da mesma forma, o vidro é gravado com microfissuras, que depois são preenchidas com um polímero. Com isso, em vez de sofrer com a quebra nos impactos, há apenas pequenas distorções que impedem rachaduras e problemas maiores.

Fonte: Tecmundo

Gostou? Compartilhe:
Veja outros posts:
Fique por dentro das novas tendências de tecnologia que só a Techno Motion traz para você e aproveite para conhecer o nosso blog