Tecnologia no futebol, o que mudou nos últimos anos?

imagem simulando um campo na tecnologia no futebol

Quem já sonhou que tecnologia no futebol avançaria de forma tão rápida?
Por traz de cada jogada, cada lance de dúvida ou por cada grito de gol da torcida.

No Blog de hoje você encontrar algumas curiosidades sobre as grandes novidades em um mundo ténologico.

O universo dos esportes é bastante complexo, sempre envolvendo técnicas e estratégias para a melhor performance dos atletas.

Com o passar dos anos, novos métodos, acessórios e objetos passaram a ser desenvolvidos e implementados nas rotinas.

Neste sentido, a tecnologia no futebol tem sido cada vez mais aliada dentro as 4 linhas de campo.

Tecnologia em acessórios

Mais do que as tecnologias usadas nas roupas, calçados e aparelhos, as novas tecnologias proporcionam a obtenção de dados essenciais e seguros para a criação e cruzamento de informações para a reprodução de estatísticas individuais ou coletivas da prática esportiva.

Veja a seguir algumas mudanças que aconteceram com o passar dos anos.

Materiais e equipamentos para atletas

Um dos elementos da tecnologia no futebol que é mais importante é na evolução dos materiais e equipamentos para os atletas.

Neste caso, basicamente todos os instrumentos do esporte (bola, chuteiras, calções, camisetas, etc.) sofreram melhorias ao longo do tempo.

Você sabia que no passado as chuteiras, tinham uma ponta de metal com pregos para sustentação.

Hoje em dia, elas possuem formatos muito mais anatômicos, que absorvem o impacto, além de travas que dão mais estabilidade.

E com todas essas mudanças em todos os comportamentos dentro das linhas, chegou o dia que todos os lances seriam vistos por olhos de última geração.

O avanço das tecnologias nas transmissões:

O VAR (Video Assistant Referee)

O VAR tem por objetivo ajudar o árbitro central, no campo de jogo, a tomar decisão em lances considerados duvidosos. Ao longo do tempo, essa tecnologia no futebol foi testada em diferentes competições:

  • Copa do Mundo de 2014: foi a primeira com a fazer o teste da tecnologia dentro de campo.
  • Já em 2016 – A A International Football Association Board (IFAB) aprovou o uso do árbitro de vídeo em junho do mesmo ano. A estreia ocorreu em agosto do mesmo ano.
  • A A-League, da Austrália, foi a primeira liga profissional a utilizar o tradicional VAR, que debutou em Copas do Mundo na edição de 2018.
  • A Série A do Brasileirão passou a contar com a ferramenta apenas no ano de 2019.
  • Já a Copa do Brasil teve o VAR pela primeira vez a partir das quartas de final da edição de 2018, uma data histórica a ser lembrada e ainda muito discutida.

Transmissões dos jogos:

Até 1940, as narrações eram improvisadas, incluindo galinheiros e telhados vizinhos aos gramados como locais de transmissão.

No ano de 1945, a Rádio Pan-americana deu mais espaço aos esportes e modificou a estrutura da transmissão, com a criação das funções de comentarista e repórter.

Com a popularidade das narrações esportivas, mais emissoras passaram a transmitir futebol, como a Rádio Bandeirantes, em 1958. A rivalidade das emissoras elevou o nível dos profissionais e da programação.

Em 1960, os modos carioca e paulistano de narrar foram fundidos pelo radialista, Fiori Gogliotti, modificando a forma narrativa especialmente pelo uso de bordões. A partir dos anos 1970, a transmissão esportiva ganhou mais humor e irreverência, como conhecemos hoje.

O seria de nós sem a tecnologia a nosso favor?

Tecnologia

E o que seria do nosso dia a dia sem a tecnologia nos ajudando e nos conectando com pessoas ao redor do mundo.

No futebol não seria diferente este momento iria chegar! Muitos lances ficavam apenas na discussão e nunca tinham fundamentos.

E qual seria a magia do futebol, se não houvesse lances históricos e com histórias fantásticas para serem contadas em detalhes por nossos amigos.

Gostou? Compartilhe:
Veja outros posts:
Fique por dentro das novas tendências de tecnologia que só a Techno Motion traz para você e aproveite para conhecer o nosso blog