Ainda este ano, a Virada Cultural de SP irá iniciar sua nova revolução, acessando de vez o mundo do metaverso, onde a tecnologia prevalece.
Mas, antes de resumir a evolução do evento, vou dizer o que definiu sua criação e os temas que são abordados através da arte e do convívio. Também vou mostrar qual é a ideia principal de interação proposta por trás do evento. Vamos lá?
O que é a Virada Cultural?
A Virada Cultural é um evento desenvolvido e custeado pela prefeitura de São Paulo e realizado através da Secretaria Municipal da Cultura.
O evento foi inaugurado em 2005, ano da primeira edição de muitas outras que estariam por vir graças ao seu sucesso.
Mas, sua inspiração vem do festival francês chamado “Noites Brancas”, que acontece todos os anos em Paris, desde 2002, até os dias atuais.
O evento francês é usado para gerar mais convívio e tráfego aos locais públicos e também para promover suas infraestruturas e seus conteúdos artísticos.
Qual é o foco da Virada Cultural?
Conforme o portal da prefeitura, o foco sempre foi realizar um evento com atrações artísticas e culturais gratuitas, 24 horas seguidas, promovendo o convívio social.
Ou seja, um dia inteiro de shows, peças de teatro, espetáculos musicais, contos de histórias, exposições artísticas e outros temas já presentes na festa paulistana.
É um convite para o público povoar as ruas do centro da cidade de forma criativa e respeitosa, incentivando o convívio social compartilhado.
Inclusive, o evento conta com palcos temáticos separados por toda região, para facilitar suas escolhas e as formas de entretenimento.
Por exemplo, os palcos musicais de rock, MPB, samba e estilos populares que enchem a cidade de alegria.
Entendendo mais sobre o Metaverso!
O metaverso é como um “universo virtual”, criado para replicar e simular nossa realidade através de dispositivos digitais.
Esses dispositivos geram diversas formas de comunicação a partir da conexão com a realidade virtual, com o metaverso.
Aqui na Techno Motion, por exemplo, trabalhamos com equipamentos e dispositivos de realidade virtual que simulam a realidade e promovem entretenimento e interação no metaverso.
Podemos programa-los para se comunicarem de diversas formas. Veja alguns dos nossos simuladores de realidade virtual que se conectam com o metaverso.
Um relatório publicado ano passado pela Mckinsey, empresa de consultoria, diz que os gastos globais no metaverso podem alcançar US$5 trilhões, até 2030.
O fato é que o metaverso não é um tema nada atual, mas que acabou se firmando de vez somente a partir de 2021.
Foi exatamente quando Mark Zuckerberg, apareceu anunciando que, com sua empresa META, investiria no ramo. Confira a matéria toda aqui.
Desde então, o uso do metaverso está crescendo cada dia mais e a procura por seus conteúdos e produtos só aumentam.
Imagine só, você aqui no espaço físico real acessando um dispositivo de realidade virtual, se conectando e entrando no metaverso?
Pois é, hoje em dia os games, alguns dispositivos tecnológicos e simuladores já executam muito bem esse trabalho.
É a criação de ambientes lúdicos e virtuais totalmente interativos, desenvolvidos para você sentir-se parte dele e interagir com o mesmo, como na realidade. Vê se pode isso!
Mas, você que ainda não experimentou, corra agora para ter ao menos uma experiência no metaverso, nesse mundo surreal que já se tornou uma grande realidade.
A Virada Cultural entrando de vez no metaverso:
A prefeitura de São Paulo publicou na primeira semana do mês de Março/23, em seu portal, que para a próxima edição da Virada Cultural, que está prevista para acontecer entre os dias 27 e 28 de Maio, teremos uma nova edição totalmente focada no metaverso e que poderá custar até R$10 milhões.
E não se espante com o valor, pois realmente os custos para desenvolvimento de produtos através da realidade virtual, geralmente são bem altos se comparados aos custos de outras formas de entretenimento sem o uso de realidade virtual.
Agora, deixo aqui o convite para você visitar os produtos da Techno Motion e entender um pouco mais como funcionam, pois alguns deles, inclusive, estarão nessa próxima edição do evento que agita a cidade de São Paulo, durante um dia inteiro.
A Virada mais moderna de todas!
Sabendo de tudo que escrevia até aqui, vou apontar agora como realmente será essa nova versão da Virada Cultural no metaverso, na prática.
O evento tem como missão, nessa nova versão, promover as variadas atividades artísticas, musicais, dançantes, gastronômicas e até algumas manifestações espontâneas e populares.
Pois o foco é abraçar totalmente as diferentes culturas, gerando uma espécie de consciência sobre a convivência harmônica em espaços públicos e digitais, porque através do incentivo podemos criar relacionamentos criativos e de igualdade entre as pessoas e a cidade.
E com esse investimento no metaverso, poderá ser possível vivenciar diversos ambientes e formas de comunicação, jeitos tecnológicos e interativos de se aprender e conhecer um pouco mais desse novo mundo, através da cultura, educação, arte e de muita tecnologia.
Nesta próxima edição do evento, vamos poder ver produtos como simuladores de asa delta, ambientes projetados e óculos de realidade virtual do metaverso.
Então se liga nas datas, senão você vai acabar ficando de fora.
Curtiu a cara nova da Virada Cultural?
Te vejo lá. Fui!